hernia inguinal pos operatorio inchaço

Quanto tempo costuma durar o inchaço após uma cirurgia?

Após a realização de uma cirurgia, o local operado costuma sofrer um inchaço, o que é completamente normal. Conforme explica o ortopedista Guilherme Maretti, o edema pós-operatório acontece porque cirurgia causa um trauma nos tecidos em que ela foi realizada. “Frente a isso, forma-se um processo inflamatório que leva ao inchaço”, completa.


Fatores que determinam o tempo de duração do inchaço pós-cirúrgico

O tempo de duração desse efeito do procedimento cirúrgico varia em cada caso, mas segundo o também ortopedista Vinícius Magno, o edema geralmente desaparece entre duas a quatro semanas após a cirurgia. “Contudo, há casos em que o inchaço leva até três a seis meses para desaparecer. Obviamente, a duração depende da parte do corpo em que o procedimento é realizado, da idade do paciente e do repouso no pós-operatório”, avalia.

Vinícius diz ainda que muitas vezes a própria doença ou condição que motivou a realização do procedimento cirúrgico pode levar à formação de um inchaço mais pronunciado, como os presentes em determinadas fraturas, por exemplo. Ele atenta para a importância de se consultar sempre um profissional de saúde que participe ativamente da adequação do método às características de cada situação em particular para que o tratamento do edema se dê da melhor maneira possível.

pos operatorio hernia inguinal inchaço

Modos de diminuir o inchaço pós-operatório e edemas de grande porte

O médico aponta que algumas alternativas práticas e fáceis para a diminuição do inchaço pós-operatório, tais como a elevação da região operada, quando possível. “Outras opções possíveis são: utilização de compressas frias, compressão elástica (faixas, luvas ou meias elásticas), ou ainda drenagem manual”, recomenda. Guilherme cita ainda o uso de medicações anti-inflamatórias e realização de fisioterapia como elementos importantes do tratamento.

De acordo com Guilherme, os edemas de cirurgias ortopédicas costumam ser acima da média em termos de tamanho, pois este tipo de operação possui porte maior. Ele garante que a evolução de grandes inchaços após uma cirurgia não significa que o procedimento foi mal feito. “Infelizmente, às vezes esses inchaços podem acontecer. Toda cirurgia envolve riscos de complicações indesejadas”, conclui o ortopedista.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *